macroeconomia e microeconomia
Este trabalho apresentará noções básicas de macroeconomia e microeconomia de uma maneira pratica que motivam os estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Os principais temas são: inflação, taxas de câmbios, Taxas de juros e mais itens q abordam a economia brasileira..
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
1. Microeconômico e Macroeconômico.
Índice de Inflação.
A inflação brasileira atual é um processo econômico altamente instável, pois tem uma forte tendência à descontinuidade. Explicando melhor, trata-se de uma inflação com fortes características inerciais: em qualquer mês, tende a se manter num percentual bem próximo aos dos meses anteriores, porque a economia está muito indexada, e a correção monetária generalizada leva a que as taxas de inflação passadas se projetem para o presente e o futuro, sucessivamente. Tudo se passa como se houvesse um patamar inflacionário mínimo inicial para qualquer mês, aproximadamente igual às inflações imediatamente anteriores.
Por exemplo, entre outubro de 2010 e setembro de 2011, quando o IPCA acumulado em 12 meses pulou de 5% para 7,31% —, o governo ainda se safava dizendo que a alta inflação de preços era culpa do nosso atordoante "crescimento econômico" e da nossa mundialmente invejável "economia superaquecida", e que tal inflação era um aceitável efeito colateral do inegável fato de que o Brasil estava se transformando em uma potência capaz de fazer a China tremelicar...
A inflação é simplesmente o aumento sequencial e generalizado no valor dos preços, e só e estabilizada quando chega a zero.
Taxas de Juros
Os juros altos estão relacionados com o gasto do governo, isto explica por que os juros básicos são tão mais altos no Brasil em