Macroeconomia II
Os pressupostos são: I- demanda agregada determina o nível de produto (Y= AO); II- O nível de preços é considerado constante e exógeno; III- As políticas monetária e fiscal são também exógenas; IV- A ligação entre os lados real e monetário é feita através da taxa de juros, em que i= r + P.
2) Considere o Modelo IS-LM, explique por que as “correções” no lado monetária são instantâneas e no mercado de bens e serviços são lentas.
As correções no lado monetário são instantâneas pois ocorrem através de variações na taxa de juros, processos que ocorrem diariamente pela autoridade monetária. Já as correções no mercado de bens e serviços são feitas através de variação no nível de produção, processos que ocorrem de forma mais lenta pelos produtores em geral.
3) Explique, utilizando o gráfico do modelo IS-LM, o que acontece em uma com desemprego elevado quando o Banco Central faz uma política monetária expansionista.
No lado monetário, ocorrerá um aumento na oferta de moeda, tornando a oferta maior que a demanda; logo, a demanda por títulos aumentará, tornando a demanda maior que a oferta; assim, os preços dos títulos subirão, diminuindo a taxa de juros, e equilibrando o mercado monetário. No lado dos bens e serviços, a queda na taxa de juros provocará uma expansão no nível de investimentos, aumentando, assim, a demanda agregada; logo, a demanda agregada será maior que a oferta agregada, provocando a contração no nível de estoques e, consequentemente, a expansão na produção e no nível de renda, equilibrando o mercado de bens e serviços.
5) Explique, utilizando o gráfico do modelo IS-LM, o que acontece em uma economia com um elevado nível de emprego quando o governo faz uma política fiscal contracionista, aumentando a tributação.
No lado dos bens e serviços, ocorrerá uma queda no consumo autônomo, diminuindo, assim, a demanda agregada, provocando a elevação no nível de estoques e, consequentemente, a contração na