macroeconomia exercicios
De acordo com Mankiw (2008), a Macroeconomia é o estudo da economia como um todo, incluindo o crescimento em termos de renda, as variações nos preços e na taxa de desemprego.
Procura oferecer políticas para melhorar o desempenho econômico e explicar os eventos econômicos. Blanchard (2007) define a Macroeconomia como o estudo de variáveis econômicas agregadas. Já Krugman e Wells (2007), no glossário de seu livro, definem Macroeconomia como o ramo da economia que trata da expansão e da retração da economia em geral.
Dornbusch e Fischer (1991) colocam que a Macroeconomia trata do comportamento global da economia com períodos de recessão e recuperação. Os autores nacionais Simonsen e Cysne
(2007) não chegam a definir Macroeconomia, usando apenas a metáfora de que esta área se preocuparia em estudar a floresta, enquanto que a Microeconomia estaria voltada para o estudo das árvores. Carvalho et al (2008) colocam que a Macroeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento humano em um contexto agregativo, ou seja, trata do impacto da ação humana sobre os grandes agregados (como o mercado de trabalho ou o consumo de bens e serviços). 2) De acordo com a apostila de Macroeconomia adotada para o nosso curso, quais foram os principais avanços propostos por Keynes, na macroeconomia? Que há equilíbrio abaixo do pleno emprego se mantivermos recursos produtivos não empregados (notadamente mão de obra). As teorias anteriores afirmavam que o equilíbrio tenderia ao ponto de pleno emprego, à medida que os recursos produtivos aceitassem remunerações mais baixas, fazendo com que nenhum deles ficasse desempregado. Neste caso específico, a mão de obra aceitaria salários menores de maneira que ninguém ficaria sem trabalhar em caso de uma depressão. Também de acordo com as teorias anteriores a Keynes, as pessoas exigiriam e rapidamente obteriam salários mais elevados em caso de expansão.
Que os recursos