Macroambiente
Além da influência que as organizações sofrem de diferentes stakeholders, conforme verificado no item anterior, o ambiente organizacional também pode ser bastante 6 condicionado por fatores ambientais. A análise desses fatores, constituídos, entre outros, por elementos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos, é conhecida como análise do ambiente.
Aguilar (1967) apud Barbosa (1997, p. 42) define análise do ambiente como a “busca de informações sobre eventos e relacionamentos no ambiente externo de uma empresa, que irão auxiliar os executivos principais na tarefa de definir a futura linha de ação da empresa”.
Conforme Almeida e Ribeiro (1997), a abrangência da análise ambiental pode ser ilimitada, pois inúmeros fatores ambientais podem exercer influência nas atividades das empresas. De acordo com os autores, é importante que a análise ambiental considere, além dessa influência, quais as variáveis são realmente importantes ao sucesso da organização.
Para Miller (1987), o ambiente pode ser classificado, conforme as características de suas variáveis, sendo subdividido em:
a) Dinamismo - mudanças tecnológicas, pesquisa e desenvolvimento na indústria e crescimento das oportunidades;
b) Heterogeneidade - diversificação na produção e métodos de marketing para atender diferentes consumidores;
c) Hostilidade (obrigações legais, políticas e econômicas, imprevisibilidade nos mercados concorrentes).
Jauch e Glueck (1988) classificam os fatores ambientais que afetam as organizações em três seguimentos: fatores ambientais genéricos; fatores dos fornecedores e mercado internacional. As variáveis que compõem essa classificação, encontram-se ilustradas no Quadro 1.
Quadro 1 – Fatores ambientais e suas variáveis FATOR AMBIENTAL
VARIÁVEIS
GENÉRICOS
Mudanças na estrutura do governo; restrições governamentais; pressões políticas ou da comunidade; mudanças radicais de valores éticos ou do ambiente social; mudanças na economia ou