Macroambiente Starbucks
Ambiente Demográfico A questão demográfica é muito importante visto que as variáveis obtidas em pesquisa abastecem a área de marketing com informações fundamentais para a estratégia a ser traçada, visto que o Brasil é um país de dimensões continentais, e a diferenciação entre as regiões se faz necessária em virtude de hábitos regionais. A análise demográfica da Starbucks já veio a trazer diferenças no cardápio aplicado em outros países para o do Brasil, onde foram implementados produtos direcionados para os gostos e costumes do país.
Ambiente Econômico
O Ambiente econômico ainda apresenta alguns indicadores favoráveis, apesar do crescimento da inflação. Segundo dados do Banco Central, é experada uma taxa de crescimento para o Brasil de 2,7% em 2013, e segundo avaliação do IPCA, a inflação deverá chegar a 6% nesse ano. Para o próximo ano é esperado que a inflação fique em 5,2%, com isso no cenário de referência, a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior da meta subiu de 25% para 29% este ano, e para 2014 essa probabilidade também subiu, de 24% para 25%. Na análise da demanda, o consumo das famílias cresceu 3,1%, obtendo o expansão pelo nono ano consecutivo. Foram gerados 1,3 milhão de empregos em 2012, um crescimento de 3,47% em relação ao período de 2011.
Ambiente Natural
A Starbucks auxilia em várias questões envolvendo o ambiente natural, que seriam as diversas formas de interação com o meio ambiente. As mudanças climáticas afetam e são uma ameaça aos produtores de café no mundo, assim a Starbucks desenvolvem estratégias em parceria com esses produtores a fim de reduzir o impacto nas suas atividades. Outro aspecto que demanda grande esforço da empresa é com a questão da reciclagem, onde ocorrem ações para a expansão do programa de reciclagem, além do desenvolvimento de copos amigos do meio ambiente. No quesito eficiência energética a empresa implementa programas que