macro economia
Professora: Ana Lúcia Pinto da Silva
Conteúdo: Oferta e demanda, Equilíbrio de Mercado, Elasticidade – Cálculos e Definições; aplicação da elasticidade para aumento de receita e para tributação eficiente.
Bibliografia necessária à realização da lista:
MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009(cap. 4 e 5, 6)
1) (Anpec) Julgue os itens a seguir (verdadeiro ou falso)
a) Quanto menor for o número de substitutos de um produto, maior será a elasticidade-preço da demanda. (F)
É exatamente o contrário. Quanto mais substitutos um bem tem, o consumidor tem mais alternativa para mudar o seu consumo, caso o preço aumente. Portanto, mais sensível à demanda a uma variação de preço do bem.
b) Se o aumento sucessivo da oferta de um bem resulta em reduções sucessivas da receita dos ofertantes, pode-se dizer que a demanda por este produto é preço-inelástica. (V) Aumentos na oferta (deslocamentos da curva de oferta para a direita) provocam aumentos na quantidade demandada e, portanto, reduções no preço. Assim, se reduções no preço representam reduções da receita dos ofertantes, a demanda pelo bem é inelástica.
c) A elasticidade- preço de demanda por um produto é -0,5 e a elasticidade-renda é 2,0. Se houver um aumento de 1% no preço do produto, e, ao mesmo tempo, a renda agregada subir 1%, o impacto sobre a quantidade demandada será de 1,5%. (V)
2) Como planejador de trânsito, você prever quantas pessoas viajam de trens e quanto dinheiro é gerado pelas passagens de trem. De acordo com um estudo recente, a elasticidade de curto prazo por trens é de 0,5 e a de longo prazo é de 1,5. O volume atual é de 100.000 passageiros por dia. Suponha que a autoridade de trânsito decida aumentar as passagens em 10%.
a) Calcule quais serão as variações no volume de passageiros dos trens em uma semana (curto prazo) e em um período de 5 anos (longo prazo).
Resposta:
Sabendo que:
Como nós temos