Macro-ambiente voip
As organizações em geral projetam estratégias, almejam soluções e visam concretizar metas nas quais foram estabelecidas, entretanto existem indícios externos que devem ser analisados de forma meticulosa, inclusos no quesito macro ambientes que “[...] inclui governos, condições econômicas e outros fatores que afetam as organizações.” (BATEMAN; SNELL, 2009, P.47).
Estes aspectos podem geram impactos tanto positivos, quanto negativos à empresa, de modo a depender do contexto corporativo, algumas destas forças são: políticas, tecnológicas, demográficas, sociais e naturais. Visto que tais circunstâncias podem auxiliar para obtenção do sucesso e ou declinar toda a estrutura empresarial.
Nesse cenário global é improvável obter total precisão acerca das condições macro, pois tais fatores são extremamente variáveis e mudam constantemente. No entanto, as organizações precisam sempre estar atentas, para os possíveis imprevistos que podem, ainda, ocorrer. Afinal, o risco sempre existe.
7.7.3.1.1 AMBIENTE LEGAL/POLÍTICO
As leis, de modo generalizado, são impostas para conduzir e direcionar a sociedade. No ambiente corporativo não é diferente. Visa ser um meio de estabelecer restrições ou auxiliar no desempenho empresarial. Deste modo, as normas variam-se para tentar adequar-se as mudanças sociais e econômicas.
Porventura, tal ajustamento diversas vezes não ocorre, pois “as políticas do governo [...] impõe limitações estratégicas [...].” (BATEMAN; SNELL, 2009, P.48). Essa atitude por diversas vezes geram para a organização, privação nos quesitos; investimento em novos negócios, pesquisa e desenvolvimento, ainda, ampliação de crescimento no caso de micro e pequenas empresas.
Segundo Ricardo Landim, sócio da Vivavox, um dos fatores que desestimulam a contratação de mão de obra para expansão do negócio, são as leis tributárias, que reduzem de modo significativo o lucro que poderia ser usado em prol da pesquisa e desenvolvimento que podem