Maconha e seus efeitos
Thays Victória Pedro Pereira – Acadêmica do 6º semestre de Psicologia na UNIDERP Gabriella – Preceptor do PINESC
1. PINESC
O PINESC (Programa Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço-Comunidade) tem como objetivos centrais propiciar aos acadêmicos a oportunidade de integrarem, desde o primeiro semestre a uma equipe de serviços de saúde, e, simultaneamente, integrarem-se à vida de uma comunidade particular.
Por meio do PINESC, o acadêmico tem a oportunidade de, não só conhecer a realidade dos serviços públicos de saúde, identificando a sua extensão, organização e resolutividade, mas também conhecer a coletividade que demanda estes serviços: o usuário. Neste semestre, tive a oportunidade de fazer estágio no CAPS AD – álcool e drogas, unidade de saúde substitutiva ao modelo hospitalocêntrico na assistência às pessoas com transtornos mentais, surgido através da reforma psiquiátrica. Ao iniciar o estagio supervisionado, o aluno já tem grande familiaridade com o meio, o que lhe garante uma adequada inserção na equipe do PSF, e mais, um nível de desempenho bastante elevado, contribuindo na prestação de serviços à população, que agora, recebe de volta o muito que doou para a formação desse acadêmico.
2. CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo