Machado de assis
Existem momentos em que parece que tudo ira ser revelado, mas não consegue-se perceber nitidamente o que acontece, pois o conto passa-se no interior da imaginação do leitor. O interior do ser humano é inesperado!
Metalinguagem: O narrado lendo um romance dentro do próprio romance.
É um conto retrospectivo, pois o Senhor Nogueira já adulto relatou um acontecimento do passado.
A Narrativa mostra a realidade social da época e o autor deixam bem claro quando fala da escravidão ; ele mostra que a mulher era submissa ao marido, pois mesmo sendo traída permanecia passiva a “outra” ( era vista como a mulher avança para sociedade da época)
-------------------------------------------------
Espaço: O autor usa de sua imaginação e seu conhecimento analisando a personagem principal, o ambiente e as situações subjetivas para que o leitor fique envolvido e diminua a pressa de chegar ao final.
Epigrafe: é uma citação ou frase curta, que, colocado no início de uma obra, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a obra.
Narração de caráter retrospectivo: Conceição revela que a lembrança daquela noite da missa do galo reaparece as vezes, e ela imagina se o rapaz enfim compreende o que realmente se passou.
Narradora revela que se sentia humilhada, numa atmosfera de ‘ódio complacente’, mas sem brigas com o marido: ‘ não havia ciúmes, não houvera amor’.
-------------------------------------------------
Conceicao demonstra explicitamente seu desejo de seduzir nogueira. Cansada do papel de submissa as traições do marido, ela faz crescer em si o desejo pelo jovem hospede. No entanto, arrepende-se ao ver sua inocência e sua vulnerabilidade. Não consegue, ao final, enxergar o homem dentro do rapaz. A única lembrança que perdura e a do desejo.
Martinho da Vila – Machado de Assis