Machado de assis
Joaquim Maria Machado de Assis, esse era seu nome completo, nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, em uma chácara em que seus pais trabalhavam e que pertencia a Maria José de Mendonça Barroso Pereira, naquela época, viúva do Brigadeiro Bento Barroso Pereira, um homem de bastante prestígio, tendo sido senador, Ministro da Guerra e da Marinha. Dona Maria José, como era conhecida, possuía uma alma generosa e, em sua chácara, todos buscavam seus agrados e atenções, o que não foi diferente com a família do escritor. Logo que nasceu, o pequenino escritor foi-lhe entregue para que fosse batizado e, como padrinho, o senhor Joaquim Alberto de Sousa da Silveira, funcionário público do Paço Imperial, fora escolhido. Em homenagem aos padrinhos de batismo, costume da época, o pequeno recebera o nome de Joaquim Maria.
Morro do Livramento, Rio de Janeiro, local de nascimento de Machado de Assis.
Machado de Assis sofria de epilepsia, doença que altera a atividade elétrica do cérebro, era pobre e seus pais não possuíam qualquer meio para dar-lhe uma vida melhor, uma vez que a mãe era uma lavadeira proveniente de Portugal, mais especificamente da Ilha de São Miguel, nos Açores, e seu pai era pintor de paredes e dourador. Ainda com relação a sua árvore genealógica, seus avós eram escravos alforriados, o que poderia apresentar uma certa dificuldade para se viver na sociedade do século XIX como um mestiço.
Sua infância não foi muito fácil, entretanto não se sabe muito sobre a mesma, pois o escritor não fazia comentários a respeito dessa época de sua vida. Sabe-se que, aos seis anos de idade, em 1845, sua irmã faleceu, vitimada pelo surto de sarampo que assolou a cidade do Rio de Janeiro e, quatro anos depois desta perda, em 1849, fora a vez de sua mãe, vitimada em consequência da tuberculose. Para manter o que restava da família, ou seja, seu pai e ele próprio, trabalhava como ambulante, oferecendo confeitos pelas