Machado de Assis
Nosso trabalho irá abordar alguns fatos ocorrido nos séculos XIX referente a situação da escravidão no Brasil formas de tratamento,como foi a conquista da liberdade dos escravos o que aconteceu após a escravidão.Também o nosso trabalho estará focado em Machado de Assis que sem dúvidas tem um grande peso na história do nosso país e fora também por tudo o que alcançou e sua trajetória de vida como falava dos negros em suas obras .
Desenvolvimento
Machado de Assis
Um grande e um dos melhores autores da história, que conseguiu alcançar grande êxito em sua vida profissional e uma das maiores referencias da literatura de todos os tempos. Machado de assis, muitas vezes falava dos negros em suas obras num sentido onde a realidade vivida por eles eram reais quanto ao que escrevia ele usava uma certa ironia para descrever sobre os negros.Ainda que houvesse a abolição da escravatura , os escravos não conseguria ter uma plena liberdade pois a liberdade deles eram ainda incertas pois devido as suas condições e a miséria a qual iriam viver dependiam de trabalho e por esse motivo viviam a mercê de seus senhores trabalhavam para eles ,mesmo livres para conseguir sobreviver com o pouco de dinheiro que o pagavam . Com a abolição, os brancos foram os que obtiveram os maiores lucros pois muitos continuaram sendo escravos e sendo açoitados tendo muita das vezes um tratamento de um animal e não de um ser humano.Em Memórias Póstumas de Brás Cubas o Autor escreve um pouco sobre isso.
Trecho Memórias Póstumas de Brás Cubas:
Prudêncio, um moleque de casa,era meu cavalo de todos os dias: punha as mão no chão,recebia um cordel nos queixos, á guisa de freio,eu trepava-lhe ao dorso,com uma varinha na mão,fustigava-o dava mil voltas a um lado, e ele obedecia,- algumas vezes gemendo,mas obedecia sem dizer palavra,ou quando muito, um - 'ai, nhonhô'! - ao que retorquia: - Cala a boca,besta!
Assim concluímos que Prudêncio,era tratado igual a todos os outros escravos