Machado de Assis
Machado de Assis
José de Alencar
Graciliano Ramos
Mario de Andrade
João Guimarães Rosa Através deste trabalho será possível também saber um pouco de como era a literatura em cada uma das épocas de cada escritor.
2. Machado De Assis
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro e morreu na mesma cidade em 1908. Mestiço e de origem humilde (tinha apenas o primário), alcançou alta posição como funcionário público e ganhou o respeito e consideração das pessoas numa época difícil (a escravidão no Brasil).
Casou-se em 1869 com uma portuguesa chamada Carolina Xavier, que foi sua companheira até a morte e que muito o estimulou na carreira literária. Nunca tiveram filhos e após a morte da esposa, Machado de Assis viveu seus últimos dias mergulhado em tristeza e solidão. Sua esposa inspirou a personagem Dona Carmo de “Memorial de Aires”.
Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, inclusive foi um dos fundadores, em 1897. É mais conhecido pelos seus contos e romances, mas também escreveu poesias, peças teatrais, crônicas e críticas literárias. Um dos maiores escritores da Literatura Brasileira e para alguns estudiosos ele é, simplesmente, o maior nome da nossa literatura.
2.1 Temática da obra Memórias Póstumas De Brás Cubas
Ao criar um narrador que resolve contar sua vida depois de morto, Machado de Assis muda radicalmente o panorama da literatura brasileira, além de expor de forma irônica os privilégios da elite da época.
Publicado em 1881, o livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos