Macartismo
Raphaela Chaves
Macartismo
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Geografia
Orientador: Sérgio
2º IA
Campinas
2013
Introdução:
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, dois países prevaleceram como potências econômicas: os Estados Unidos da América, representando o sistema capitalista; e a Rússia, representando o comunismo, a partir disso o jogo político internacional ficará fixada nessas nações. Com isso então a chamada Guerra Fria se desenvolveu como uma das várias manifestações sobre a bipolarização mundial, ela foi uma guerra ideológica, onde o mundo viveu intensas ameaças nucleares e muitas corridas armamentistas.
Nos Estados Unidos essa divisão favoreceu a perseguição daqueles que tivessem alguma relação com o comunismo, e na década de 1950 iniciou-se uma politica anticomunista, que teve o senador americano Joseph McCarthy como o criado desta campanha de perseguição no território estadunidense.
Desenvolvimento:
O Macartismo (em inglês McCarthyism) descreve o período de patrulha anticomunista, perseguição política e o desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos, o Macartismo durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Nessa época o medo do Comunismo e da sua influencia nos Estados Unidos se tornou um exagero, e o medo das ações de espionagem que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte, que se formou no ano de 1949 e se trata de uma organização militar contida no contexto histórico da Guerra Fria) estava exercendo contribuiu para que esse medo aumentasse ainda mais.
O termo Macartismo veio como uma critica as ações do senador americano Joseph McCarthy, pois a perseguição aos comunistas ganhou um grande espaço após as ações do senador, com seus discursos e diversos projetos de lei ele conseguiu aprovar a formação de comitês e leis que controlavam e impunham penalidades contra as pessoas que tivessem qualquer envolvimento com