Mac OS X
Em 24 de janeiro de 1984, a Apple lançou o Mac original. Veja o que aconteceu para a criação desse produto que mudou o mundo da computação pessoal.
Notícias Relacionadas
Em 1977, a Apple fez barulho ao lançar o Apple II, um dos primeiros computadores pessoais do mundo. Entre seu anúncio e a introdução ao mundo do IBM PC, em 1981, a Apple dominou a indústria da computação pessoal.
Entretanto, logo que o Apple II chegou ao mercado, a companhia começou a planejar sucessores para seu produto principal, temendo que o Apple II tivesse um tempo de vida limitado (o que não foi real, já que variantes do Apple II original venderam bem por mais de 15 anos). O resultado mais duradouro dessa inovação foi o Macintosh, que celebra 25 anos no dia 24 de janeiro.
O curso de eventos que levou o Mac a ser como o conhecemos hoje foi o resultado combinado de sorte, coincidências e também de planejamento. Mas tudo começou com o desejo dos executivos da Apple em criar um computador de próxima geração que continuasse o sucesso do Apple II.
Apple III
Uma jornada pós-Apple II tinha como parada obrigatória o Apple III. Concebido como uma máquina corporativa, ele era compatível com hardware e software anteriores, mas rodava software criado especificamente para o Apple III.
O Apple III foi, no fim das contas, um fracasso. Com problemas de design – incluindo um de superaquecimento, graças à insistência de Steve Jobs em vender uma máquina sem ventilador interno - e um hardware que não ia muito além do que o Apple II, mais barato, já oferecia, o Apple III foi removido da linha de produção depois de custar 60 milhões de dólares à Apple (a maioria disso em suporte técnico).
Lisa
Já em uma nova geração e ainda com foco corporativo, o Apple Lisa foi o seguinte da lista. Suas especificações originais eram básicas, com uma etiqueta de preço de 2.000 dólares. Não deveria trazer recursos inovadores, mas acabou sendo o primeiro produto da Apple a trazer uma