Lúpus na Gestação
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica que acomete em mulher jovem, em idade fértil, entre 20 a 45 anos podendo causar inflamação na pele, nas articulações, e em múltiplos órgãos internos. E a sua etiologia é de causa desconhecida, e de natureza autoimune com predisposições genéticas hormonais, presença de processos virais, uso de drogas ou ambientais e até infecciosas, para levar a perda de tolerância imunológica. A doença pode ocorrer em todas as partes do mundo, incidindo mais frequentemente em mulheres jovens, ou seja, na fase reprodutiva, multissistemica, de causa desconhecidas e de natureza autoimune, caracterizada pela presença de diversos auto anticorpos. Evolui com manifestações clinicas polimórfica, com períodos de exacerbações e remissões. De etiologia não esclarecida, o desenvolvimento da doença esta ligado à predisposição genética e aos fatores ambientais, como luz ultravioleta e alguns medicamentos. Por acometer preferencialmente mulheres jovens, a ocorrência de gravidez em mulheres lúpicas não é tão rara. Entretanto, sabe-se que gestações em pacientes lúpicas apresentam maiores índices de abortamentos, partos prematuros e restrição do crescimento fetal. Pode ocorrer ainda, o lúpus neonatal, uma síndrome neonatal e fetal, caracterizado por bloqueio cardíaco e lesões cutâneas e esta associado à presença de anticorpos contra ribonucleoproteínas citoplasmática.
COMO SE DESENVOLVE CAUSA ETIOLOGICAS nas doençãs autoimunes o sintoma imune indentifica partes do nosso corpo como patógenos, e ataca-os .Atribui-se a uma combinação de tendencia geneticas com fatores ambientais, como virus, raios ultra-violetas, exposição à sílica ou alergias a medicações.
OS SINAIS E SINTOMAS:
Os sintomas variam muitos entre os pacientes acometidos. Em geral, os portadores da doença percebem lesões da pele que tende a se acentuar com a exposição ao sol. Há muitos tipos de