Lúpus Eritematoso: Principais Sintomas, Diagnósticos e Terapêutica
Lúpus Eritematoso: Principais Sintomas, Diagnósticos e
Terapêutica
Autor:
Ana Carolina Queiroz Lopes - Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Orientador:
Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi
Terzius: Rua: Conceição, 233 - 8ª andar, sala 810. CEP: 13010-916 - Campinas - SP Fone/Fax: (19)
3231-8232 Fone: (19) 3233-2969 e-mail: contato@terzius.com.br.
Campinas, SP
2013
2
RESUMO
O lúpus eritematoso é uma doença auto-imune, que pode afetar vários órgãos, o sistema imunológico ataca as próprias células do tecido do corpo resultando em uma inflamação e danos aos tecidos com maior freqüência a pele, mas podendo afetar também o coração, articulação, pulmão, vasos sanguíneos, fígado, rins e o sistema nervoso central. O tratamento consiste na farmacoterapia além de medidas de suporte, o medicamento terapêutico utilizados abrange classes farmacológicas como antiinflamatórios não esteroidais, imunossupressores e glicocorticóides, sendo estes os mais empregados. O tratamento adequado melhora a situação clínica por diminuir a disfunção orgânica causada, porém pode desencadear reações adversas significativas que devem ser avaliadas criteriosamente. O objetivo deste estudo é descrever os principais sintomas, meio de diagnostico e tratamento do lúpus eritematoso. Neste estudo podemos concluir que o lúpus eritematoso é uma doença na qual ainda são necessários muito mais estudos para ser completamente entendida.
Embora já se conheça muito sobre os aspectos epidemiológico e do diagnostico, há que se entender melhor esta patologia para uma melhor atuação e prevenção e um diagnostico mais precoce.
Palavras Chaves: Diagnóstico, Lúpus eritematoso sistêmico e Terapêutica.
SUMMARY
Systemic lupus erythematosus is an autoimmune disease that can affect various organs, the immune system attacks its own tissue cells of the body resulting in inflammation and tissue damage more frequently the skin, but can also affect the heart, joint, lung, blood vessels,