lúdico na educação infantil
Edriele da silva correa
Professora: Bruna
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Curso Pedagogia 0651 - Prática modulo I
Resumo:
O trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da educação no período republicano, como era, e por que mudou, o que mudou durante o governo de Getúlio Vargas.
Inrodução:
Os republicanos criticavam a ordem estabelecidadurante o Império, propondo um novo projeto para o Brasil, pois o legado imperial relacionado a educação foi pobre. Os frutos foram apenas algumas escolas isoladas de ensino segundário e superior, umas poucas escolas de ensino primério e nada mais.
Desenvolvimento:
O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O nosso país era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos. Porém, o imperador acabou perdendo o apoio do Exército, a conservação ideológica da Igreja e ainda sofria a oposição da elite mais rica do país (a elite cafeicultora). Com isso houve a falência do Estado imperial. Diante disso em 1888 a princesa Isabel, (regente do Trono), decretou a Lei Áurea e pôs fim à escravidão, procurando com esse ato resgatar apoios políticos principalmente entre os cafeicultores, fortalecendo assim o Império. Mas essa atitude comprovou inabilidade política.
Além de não resgatar a adesão dos cafeicultores acabou perdendo a parceria dos setores mais conservadores da elite, que era a última sustentação política. acontecimento era inevitável, em 15 de novembro de 1889 um golpe militar liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao Império. O advento da Republica se traduz em uma série de fatores. Enfatizamos o ato da escravidão e suas conseqüências, a guerra do Paraguai e as demais crises militares internas, o prejuízo da falta de apoio da igreja e a recusa do apoio das elites mais ricas do país (os cafeicultores) ao Estado Imperial.A fase do otimismo pedagógico começou a entusiasmar os