Lógica
Usa-se a Lógica da argumentação e a proposicional para se desenvolver um pensamento crítico através das habilidades do raciocínio e do argumento.
A Logica é um estudo do método de dedução, onde se distingui o certo e o incorreto. Não se preocupa com a veracidade das proposições, por isso se diferencia de uma interpretação de texto, pois se considera a capacitação para conseguir ter um raciocínio sobre uma informação de cada situação., e não a sua interpretação.
Na lógica proposicional entre as frases declarativas, exclamativas, interrogativas e imperativas, apenas as frases declarativas são consideradas proposições.
A proposição declarativa é o conjunto de palavras ou símbolos, ou seja, sentença, frases declarativas ou equações, que se pode atribuir apenas um dos valores lógicos: verdade ou falsidade. Quando não for possível atribuir um dos valores lógicos, chamamos de sentença aberta, exemplificada pelas frases exclamativas, interrogativas e imperativas, ou seja, essas não possuem valor logica, possuem incógnitas.
As proposições podem ser:
*Simples: A proposição não possui conectivo e apresenta apenas uma ideia, ou seja apenas um valor lógico.
*Composta: é a proposição formada por 2 ou mais proposição simples, ligadas por conectivos. Os conectivos usados para formarem a proposição composta são
_Conjunção: “e”, representado pelo símbolo “^”.
_Disjunçã Inclusiva: “ou”, representado pelo símbolo “V”.
_Disjunção Exclusiva: “Ou...ou...”, representado pelo símbolo “v”.
_Condicional: “Se...,então...”, representado pelo símbolo “→”
_Bicondicional: “Se, e somente se...”, representado pelo símbolo “↔”
A negação de uma proposição significa alterar o seu valor lógico, e é representado pelos símbolos: “¬ ou ~”.
O valor lógico da proposição composta depende do valor lógico das proposições simples e do conectivo que as conectam, que é aplicado através da tabela- verdade, cujo o nº de linhas da tabela é determinada pelo nº de proposição simples.
A