Lógica Jurídica
O que é lógica?
O pensamento não é sóobjetode estudo da lógica, mas também de outras ciências: psicologia, cibernética, pedagogia, etc., com a particularidade de que cada uma só aborda um aspecto determinado do pensamento. A psicologia, por exemplo, investiga-o no que diz respeito às suas motivações e descobre as suas peculiaridades individuais.
A lógica aborda o pensamento a partir de posições distintas. Investiga-o como meio de conhecer o mundoobjetivo,assim como as suas formas e leis querefletemo mundo no processo de pensamento. Visto que os processos de conhecimento do mundo são estudados em plena medida pela filosofia, a lógica é uma ciência filosófica.
Tipos de lógica: omplementares da lógica clássica:além dos três princípios da lógica clássica, essas formas de lógica têm ainda outros princípios que as regem, estendendo o seu domínio. Alguns exemplos:
Lógica deôntica: forma de lógica vinculada à moral, agrega os princípios dos direitos, proibições e obrigações. É o sistema de lógica usado para indicar condutas e comportamentos, e que inclui as relações de poder entre indivíduos. Enquanto a lógica clássica trata do que "é ou não é", a lógica deôntica trata do que "se deve ou não fazer". As orações na lógica deôntica são da seguinte forma: "é proibido fumar mas é permitido beber", "se você é obrigado a pagar impostos, você é proibido de sonegar", etc.
Lógica Temporal: Há situações em que os atributos de "Verdadeiro" e "Falso" não bastam, e é preciso