Lógica de Programação
3) Escreva um programa que leia o código de origem de um produto e imprima na tela a região de sua procedência conforme a tabela abaixo: código 1 : Sul
código 5 ou 6 : Nordeste
código 2 : Norte
código 7, 8 ou 9 : Sudeste
código 3 : Leste
código 10 : Centro-Oeste
código 4 : Oeste
código 11 : Noroeste
Observação: Caso o código não seja nenhum dos especificados o produto deve ser encarado como
Importado.
4) Escreva um programa que leia as notas das duas avaliações normais e a nota da avaliação optativa. Caso o aluno não tenha feito a optativa deve ser fornecido o valor –1. Calcular a média do semestre considerando que a prova optativa substitui a nota mais baixa entre as duas primeiras avaliações. Escrever a média e mensagens que indiquem se o aluno foi aprovado, reprovado ou está em exame, de acordo com as informações abaixo:
Aprovado : media >= 6.0
Reprovado: media < 3.0
Exame: media >= 3.0 e < 6.0
5) Escreva um programa para ler as notas das duas avaliações de um aluno no semestre, calcular e escrever a média semestral e a seguinte mensagem: PARABÉNS! Você foi aprovado! somente se o aluno foi aprovado (considere 6.0 a média mínima para aprovação).
6) Acrescente ao exercício anterior a mensagem Você foi REPROVADO! Estude mais... caso a média calculada seja menor que 6.0.
7) Escreva um programa para ler um valor e escrever se é positivo ou negativo. Considere o valor zero como positivo.
8) Reescreva o programa do exercício anterior considerando o zero como neutro, ou seja, se for digitado o valor zero, escrever a palavra zero.
9) Escreva um programa para ler 2 valores (considere que não serão informados valores iguais) e escrever o maior deles.
10) Escreva um programa para ler o ano de