Lógica de programação
Prof. Rogerio
Variaveis e Operadores
Como o próprio nome diz, uma variavel é uma parte da memória do computador reservado para receber algum tipo de informação, e esta pode variar conforme a sua designação, para armazenar números inteiros, reais, cadeia de caracteres ou um valor booleano. Independente disso temos que ter certeza do tipo de variavel que declarmos para podermos ter certeza absoluta do tipo de dados que estamos trabalhando, podendo em caso de falha, utilizarmos uma informação imprecisa e todo o trabalho vai estar comprimetido.
Temos algumas regras para declaração das variaveis em um ambiente computacional, como segue:
- Não utilizar operadores
- Não pode ser iniciado com números
- Não podemos utilizar espaços entre os nomes compostos: RAIZQUADRADA ou RAIZ_QUADRADA (tem que ser utilizado um “ _ “)
- Pode ser utilizados letras maiusculas ou minusculas
Já os operadores nada mais são do que simbolos para representarem um processo lógico para soma (+), subtração (-), divisão (/) e multiplicação (*), não havendo outros simbolos para outras operações matemáticas e sim funções para resolve-las, por exemplo SQRT(), para raiz quadrada, entre outras.
Operadores de atribuição é uma forma de declarar qual é o valor de uma variavel. Dependendo da linguagem de programação temos um tipo diferente.
Em C utilizados o operador “ = “ (igual). Por exemplo:
Variavel = 3;
Variavel = 5;
Em Pascal utilzamos (:=) (dois pontos seguido por =).
Variavel := 3;
Variavel := 5;
Um outro detalhe é que em cada atribuição o valor antigo é substituido pelo novo valor, no exemplo acima o valor incial era 3 e foi substituido por 5.
Exercício
Pesquisar quais tipos de funções matemáticas podem ser utilizadas e outros operadores de atribuição.
Linearização de expressões
Um outro conceito importante para um ambiente computacional é que nos não temos a capacidade (ainda) de expressar as formulas matemáticas