Lógica de programação
Define-se como lógica de programação a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Esta técnica é fundamental para os que trabalham com sistemas e programas uma vez que auxilia na definição de uma sequência lógica para o seu desenvolvimento.
Os pensamentos necessários para alcançar um objetivo podem ser descritos como uma sequência de instruções que, se seguidas, permitem o cumprimento de uma determinada tarefa. Ou seja, a sequência lógica é definida como os passos executados para atingir um objetivo ou solução de um problema.
Em português, instruções seriam definidas como “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”. Contudo, em informática, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar. Vale destacar que para a realização do processo completo é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.
Por exemplo, para fazer batata frita precisamos seguir uma série de instruções: pegar as batatas, lavar, descascar, cortar em palitinhos, colocar óleo em uma panela ou frigideira, ligar o fogo, colocar a panela no fogo, esperar o óleo esquentar, colocar as batatas no óleo, esperar as batatas dourarem, retirá-las do óleo, colocá-las para escorrer em papel toalha, colocar sal e, finalmente, comer! É óbvio que as instruções devem ser seguidas na ordem adequada, ou seja, não dá para jogar as batatas no óleo antes de descascá-las. Nesse contexto, uma instrução tomada isoladamente não tem muito sentido. Para obter o resultado final, é necessário colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.
Uma sequência de passos finitos para a execução de uma tarefa é um algoritmo. A palavra algoritmo pode parecer estranha. Contudo, fazemos uso constantemente de algoritmos em nosso cotidiano. A maneira como uma pessoa toma banho, as instruções para uso de um eletrodoméstico, as