Lógica de Predicados
TRABALHO DE RACIOCINIO LÓGICO – UNIDADE I – BLOCO I – TURMA ADM 1NA
PROFESSOR: ASSIS CARLOS
ALUNO (A): _________________________________________ MATRICULA: ___________
ALUNO (A): _________________________________________ MATRICULA :___________
ALUNO(A): __________________________________________ MATRICULA: ___________
TEMA: A LÓGICA DE PREDICADOS
O Introdutor da Lógica de Predicados
Gottlob Frege
Frege foi o principal criador da lógica matemática moderna, sendo considerado, ao lado de Aristóteles, o maior lógico de todos os tempos.
Introduziu os quantificadores, símbolos correspondentes a palavras como todo, algum, nenhum, entre outras. Ao mesmo tempo transformou muitas sentenças simples e sem substantivo definido em predicados.
A Composição do Predicado
A sintaxe da lógica
É composto por Objeto, Predicados, Variáveis e Quantificadores. Objeto é qualquer coisa a respeito do qual dizemos algo. Eles podem ser concretos tendo como ex: mesa - abstratos ex: amor e fictícios ex: fada madrinha. Predicados denotam uma relação entre objetos em um determinado contexto ou uma característica. Ex: O Mar é azul Sendo assim o Mar é objeto e o azul é o predicado. Variáveis é um símbolo cujo significado não é determinado. Ex Cadeira x então x é cadeira Quantificadores são expressões usadas nas sentenças para especificar a que elementos o predicado se aplica. São dois os quantificadores o Quantificador Universal ∀( Todo) e o Quantificador existencial ∃ (Algum). Ex Todos os homens são mortais então: ∀x (H(x) Mx).
Semântica da lógica de Predicados
É especificar o domínio da interpretação e uma atribuição de valores para as constantes, funções e predicados ocorrendo na fórmula. Domínio de interpretação = conjunto # 0.
Enunciados Categóricos Enunciados representados por A,E,I,O com a finalidade para facilitar a