Língua
Língua Materna é a primeira língua que uma criança aprende. A expressão língua materna provém do costume em que as mães eram as únicas a educar os seus filhos na infância, fazendo com que a língua mãe seja a primeira a ser assimilada pela criança.
Segunda Língua é qualquer língua aprendida após a primeira língua ou língua-mãe. Algumas línguas, frequentemente chamadas de línguas auxiliares, são usadas principalmente como segunda línguas ou línguas francas.
Língua estrangeira é um idioma (não falado pela população de um determinado local): por exemplo, não apenas Inglês. É também uma língua não falada no país de uma pessoa referida, ou seja, um falante de Inglês que vive no Japão pode dizer que Japonês é uma língua estrangeira para ele.
Em Portugal, a língua estrangeira é o Inglês e não segunda língua. O Português foi utilizado para fins de trocas comerciais e reliogiosas.
Alterações geopolíticas na Europa (últimas 4décadas):
- Austro-húngaro (Hungria e Áustria);
- Alteração das fronteiras da Alemanha:
Antes – Europa de Leste ligada ao comunismo (União Soviética)
O que nos carateriza?
1. Nível sintático;
2. Nível lexical;
3. Nível da escrita (ortográfico);
4. Nível morfológico;
Instituto Camões- representante oficial da língua portuguesa
Instituto Allianz- representante oficial da língua francesa
Instituto British Caineil- representante oficial da língua inglesa
Instituto Servantez- representante oficial da língua espanhola
A emigração para Alemanha era nomeadamente turca, desse modo na Turquia é o alemão uma das línguas oficiais, os turcos iam para a Alemanha como justificação de problemas religiosos.
Quadro Europeu Comum de Referências
O uso de uma língua abrangendo a sua aprendizagem inclui as acções realizadas pelas pessoas que, como indivíduos e como actores sociais, desenvolvem um conjunto de competências gerais e, particularmente, competências