Língua x linguagem
Segundo Abaurre, linguista, a língua é um sistema estruturado que situa-se no âmbito da linguagem apresentando constante mutabilidade e instabilidade.
Pelo que compreendemos, a língua é o conjunto de palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação. É através da língua que as pessoas se comunicam umas com as outras, cada uma de acordo com seus costumes, cultura e pensamentos. É uma forma humana e social de comunicar ideias. A língua é necessária para que a fala seja inteligível e produza todos os seus efeitos. Em suma, vemos a língua como instrumento de comunicação.
Já a linguagem, de modo geral, consiste em todos os modos de comunicação, como, a linguagem verbal e a não-verbal, a linguagem humana e a animal, entre outras. É a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Tanto a linguagem verbal como a não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos, com a diferença que na verbal os signos são constituídos de sons língua, e na não-verbal exploram-se outros signos como, as cores, as formas, os gestos, sons musicais, olhares etc. Pautadas nas discussões em sala de aula, e baseando-nos em alguns conceitos de Abaurre, pudemos notar que a partir do ambiente em que uma pessoa é inserida, no qual essa irá interagir, ela primeiramente se habitua com todo esse meio em que faz parte, e assim irá agir e pensar à maneira em que os valores sociais e históricos lhe foram introduzidos desde seu nascimento. Dessa forma, como alunas podemos, erroneamente, dizer que o ambiente influencia a forma em que as pessoas pensam e materializam os pensamentos através da língua. Porem, as formas de materialização desses pensamentos, influenciam a cultura desse meio, que por sua vez sendo mutável e instável, individualizam o grupo de sujeitos que acabam por usar uma linguagem que provem de sua cultura , como trata