Língua e Identidade
Docente: ***
Discente: Idia Carolline **
Componente Curricular: Língua, Cultura e Sociedade
Linguagem e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado/ Inês Signorini (org.) – Campinas, SP : Mercado das letras 1998- ( Coleção Letramento, Educação e Sociedade.
Kanavillil Rajagopalan é professor na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nasceu na Índia. Tem diploma em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É doutor em Linguística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou quatro livros: Por uma Linguística Crítica (Parábola, 2003), A Linguística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006) e mais de 250 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, capítulos de livros, anais de congressos, verbetes em handbooks e enciclopédias etc.).
O livro, organizado por Inês Signorini, é constituído por cinco partes, com artigos de vários autores. O texto retoma e aprofunda indagações surgidas em colóquios realizados em 1994 e 1995 sobre o tema língua(gem) e identidade.
Na primeira parte, contém um artigo, do qual o autor é Kanavillil Rajagopalan, e tem por título: ‘’O conceito da identidade linguística: é chegada a hora para uma reconsideração radical?’’. Nesse texto o autor considera e aponta, a partir de pesquisa e estudos de muitos autores, que as noções de identidade na língua são bastante controvertidas, sendo, no geral, incapazes esclarecer um conceito convincente de língua e identidade. Esse artigo, não tem como fundamento esclarecer as dúvidas e controvérsias da teoria linguística acerca desse problema, mas de levantar maiores questionamentos e apresentar subsídios, direcionando os