Língua Portuguesa
MORFOLOGIA: O estudo das formas da linguagem, isto é, das formas que as palavras podem tomar, chama-se morfologia. Muitas palavras mudam de forma, enquanto outras não se modificam.
Classes Gramaticais
Morfologia – Classes de Palavras: Classificação das palavras “soltas”, uma a uma, cada uma das palavras da língua portuguesa.
Ex.: Carlos comprou um livro ontem. Sbst verbo art subst advérbio
Sintaxe – Análise Sintática: Classificação das palavras juntas, em oração. Relação que uma palavra estabelece com a outra, de modo a formar uma oração em uma frase que tenha sentido.
Ex.: Carlos comprou um livro ontem. Suj VTD OD adjunto adverbial de tempo
1. Substantivo
2. Artigo
3. Adjetivo
4. Numeral
5. Pronome
6. Verbo Morfologia
7. Advérbio
8. Preposição
9. Conjunção
10. Interjeição
1. Sujeito
2. Objeto direto
3. Objeto indireto
4. Adjunto adverbial
5. Agente da Passiva
6. Adjunto adnominal Sintaxe
7. Predicativo
8. Complemento
9. Aposto
10. Vocativo
Morfologia: Classes de Palavras
Substantivo: Os substantivos são nomes de pessoas, animais, coisas, qualidades, estados, atos ou ações.
Ex.: Manuel, José, pai, camponês; gato, boi; Lisboa, cidade, rio, pereira, jardim, carro, água, chuva; valentia, bondade; espanto, tristeza; degelo, destruição, trabalho.
Os nomes que servem para designar particularmente uma determinada pessoa, coisa ou animal, chamam-se substantivos próprios. A primeira letra dos substantivos próprios escreve-se sempre com maiúscula. Ex.: Manuel, José, Lisboa, Maria.
Os substantivos que são nomes que são comuns a todas as pessoas, coisas ou animais da mesma espécie, chamam-se comuns, e também podem chamar-se apelativos.
Os substantivos próprios e os comuns designam como já se disse pessoas, coisas ou animais. Os nossos sentidos dão-nos a conhecer a sua existência material. Chamam-se, por isso, substantivos concretos. Os nomes de ações, qualidades ou estados,