Língua Linguagem e Variação linguística
Em vários momentos de nossa vida pessoal, profissional e acadêmica nos deparamos com a necessidade de adequar a forma como falamos e escrevemos, visto que nos comunicamos de formas diferentes, de acordo com o meio em que estamos.
Com o estudo da disciplina Análise Textual enxergamos a importância dos estudos linguísticos para nosso dia a dia, evitando que cometamos equívocos na hora de nos comunicarmos e entendermos as outras pessoas, melhorando nossa comunicação tanto nos momentos formais quanto nos mais informais.
Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística
Nesta aula, vamos trabalhar os conceitos língua, linguagem e seus contextos de uso. Vamos identificar também os aspectos da comunicação formal e informal, já que, todos os dias, vivenciamos situações que são enquadradas na formalidade ou na informalidade.
Neste ponto, vamos analisar as atividades de linguagem e a necessidade de adquirirmos uma fala mais elaborada, muito útil na nossa vida acadêmica e profissional, que exigem tipos específicos de comportamento e de linguagem.
Objetivos da aula: 1) Avaliar os conceitos de língua, linguagem e contextos de uso; 2) Reconhecer as atividades de linguagem; 3) Identificar contexto formal e informal.
Muitos momentos de nossas vidas envolvem situações em que estamos ora com pessoas muito íntimas, ora pessoas com quem temos pouca intimidade ou até com pessoas desconhecidas, não é mesmo?
A convivência com pessoas desconhecidas exige de nós postura diferente da que temos com familiares, concorda? Isso, consequentemente, gera uma forma de falar diferenciada.
Enfim, as situações comunicativas são enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem mais formal.
Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossa intimidade da