Língua Informal ou Norma Culta
Nome da Disciplina:Sintaxe Polo de Apoio Presencial:Cepra-São Sebastião do Paraíso
Temos aqui duas opiniões completamente distintas.Bechara aponta o uso da norma culta como sendo de maior valor e qualidade,mostrando assim não invalidação da língua informal(linguajar popular)mas que essa linguagem seja apenas como forma de comunicação.Já Sírio Possenti,mostra que a forma como se fala é o ponto principal de estudo,e não a forma como se escreve.Para Possenti ensinar gramática não é ensinar a língua,ele não descarta o uso da gramática mas desde que esta não se torne o principal objetivo de estudo,Possenti ainda diz que corrigir os erros gramaticais não é errado,mas expor esse aluno a humilhação por se falar errado passa a ser ridículo,pois o aluno deve se dispor a falar como quiser.
Penso que por todos anos que estudei,tanto no ensino Fundamental como no Médio,sempre houve uma preocupação por parte de meus professores o ensino extensivo da Grámatica Normativa.Vejo que é necessário sim o ensino da norma culta,um aluno precisa saber escrever bem dominar a norma culta do mesmo modo que domina a fala informal.
É preciso estudar cientificamente a nossa Língua,mas além de estudar de forma científica,precisamos nos ater as regras gramaticais,fazendo o uso correto das palavras e suas concordâncias.Concordo com Bechara quando ele diz:"... é preciso que se reconheça que a língua culta reúne infinitamente mais qualidades e valores. Ela é a única que consegue produzir e traduzir os pensamentos que circulam no mundo da filosofia, da literatura, das artes e das ciências".
A língua culta nos leva ao acesso de maiores informações,mostrando diversas possibilidades de se usar diversas palavras,nos faz pensar tanto para escrever como também para falar.E não a dúvidas que soa melhor dizer:"Nós fomos" do que "Nois foi".