Líderança
Liderança
Nome: Nicolas Paes
Por que do assunto?
Introdução
Definição de dicionário
Algumas teorias
-1 chiavenato
-2
-3
Teorias da liderança com a inserção no mercado de trabalho, qual a influencia
Cita napoleão semântico, e um empresário foda
Conclusão
Teoria
Liderança. m. 1. Condição de superioridade de empresa, produto ou setor econômico com relação àqueles com os quais compete. > Liderança. 2. Condição de líder. > Liderança
.
Está é uma definição objetiva de liderança, mas afinal, o que mais tangencia essa palavra? Para teóricos como Chiavenato e Stephen Robbins a semântica de liderança refere-se a agentes que auferem meios que facilitam o alcance dos objetivos junto ao seu grupo e que proporcione oportunidades para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal. Segundo Ervilha (2008, p.54) “liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados”.
No antigo modelo da Teoria Clássica, segundo Chiavenato, a abordagem de liderança era em forma de dominação, na qual a função do líder era fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos, isto é, restringindo-se ao papel de chefe que apenas executa ordens e não trabalha relações interpessoais com o grupo.
Na atualidade, porém, as empresas procuram líderes com elevada capacidade na gestão de pessoas, pois são elas justamente que compõem o cerne da funcionalidade de qualquer organização. Além disso, é preciso assumir riscos ante às adversidades organizacionais, influenciando as pessoas e o constante comprometimento com o trabalho, tornando-as mais produtivas a fim de atingir metas com o menor custo viável.
"A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. (Hunter, James) Gerenciar pessoas e mudanças em seus