lâmpadas e revestimentos
LAMPADAS
São cinco os principais tipos de lâmpadas para uso doméstico:
Lâmpadas fluorescentes compactas
Lâmpadas fluorescente tubulares
Díodos Emissores de Luz (LED)
Lâmpadas de halogéneo
Lâmpadas incandescentes
Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes podem ser classificadas de acordo com o seu formato:
- As mais vulgares são geralmente utilizadas nas cozinhas e designam-se por Lâmpadas Fluorescentes Tubulares.
- As Lâmpadas Fluorescente Compactas não são mais do que uma lâmpada fluorescente miniaturizada que se desenvolveu para substituir as vulgares lâmpadas incandescentes, grandes consumidoras de energia.
Lâmpadas Tubulares
- Estas lâmpadas são muito utilizadas pois proporcionam uma boa iluminação com pouca potência e baixo consumo energético, sendo as mais adequadas para locais com necessidades de longa iluminação.
Estas lâmpadas têm uma elevada eficácia e um período de vida muito elevado (cerca de 12 000 horas), permitindo economizar energia até 85 por cento, dependendo do modelo e da potência. Lâmpadas Compactas
- As lâmpadas fluorescentes compactas apresentam as mesmas vantagens das tubulares e têm uma instalação compatível com os casquilhos tradicionais usados para as lâmpadas incandescentes.
São especialmente recomendadas quando se necessita de utilização contínua por períodos de tempo superiores a pelo menos 1 hora.
Existem lâmpadas indicadas para zonas de descanso (branco quente) e outras adequadas para zonas de atividade (branco frio).
Estas lâmpadas têm um número elevado de horas de utilização, de 6 a 15 mil horas, e já estão preparadas para um número elevado de ciclos de ligar e desligar.
Díodos Emissores de Luz (LEDs) A redução do consumo de energia elétrica na iluminação passa indiscutivelmente pela utilização de LEDs.
Atualmente já existem LEDs com lumens equivalentes às lâmpadas incandescentes e de halogéneo.
Estas lâmpadas têm um preço mais elevado