Lâminas sobre Demências
Moderada: VIDA INDEPENDT SE TORNA ARRISCADA. - PRECISA DE SUPERVISAO
Grave: INCAPAZ P ATIVIDADE DIARIA. - SUPERVISAO PERMANENTE.
PROTEINA TAU: FACILITAR A POLIMERIZAÇÃO DA TUBULINA DA CÉLULA, FORMANDO OS MICROTUBULOS.
Nos emaranhados neurofibrilares a agregaçao da TAU se dá pela forforilação irreversivel sofrida por essa proteina. Impedindo sua funçao normal e facilitando a agregaçao em fibrilas.
Isso causa alteração na estrutura dos microtubulos que junto com o empacotamento da proteina tau provoca implicaçoes no mecanismo de transporte neuronal. Como consequencia o neuronio não pode transmitir sinais eletricos (realizar sinapses) nem transportar nutrientes.
BETA AMILOIDE: VEM DE UMA PROTEINA MAIOR: AMILOIDE. QUE É ENCONTRADA NA MEMBRANA GORDUROSA QUE ENVOLVE AS CELULAS NERVOSAS.
Normalmente é eliminada pelo liquor. Mas na DA sua acumulaçao no cerebro faz com que sua concentraçao no liquor caia. Simultaneamente acontece a fosforilaçao da TAU, que forma os emaranhados neurofibilares.
Com a morte neuronal a fosfo-tau é eliminada pelo liquor, aumentando sua concentraçao. Assim, na DA, ocorre a diminuiçao da concentraçao de beta amiloide e aumento da concentraçao de fosfo tau no liquor.
Apesar de no inicio da vida a beta amiloide é uma molecula solitaria, ela tende a formar agregados, que inicialmente continuam a ser soluveis, podendo desta forma se deslocar livremente no cerebro. Com o decorrer do tmepo essa proteina forma placas não soluveis que são uma das caracteristicas da DA.
FÇ EXECUTIVA: deficiencia para formular conceitos, planejar, sequenciar e cessar uma atividade complexa. (disfunç executiva)
DECLINIO FUNCIONAL perda progressiva da capacidade de realizar atv da vida diaria. Instrumentais: controle economico, usar telefone, preparar refeiçoes, transporte, adm medicamentos. Basicas: se alimentar, se vestir,