lycopodium clavatum
2°Slide
Lycopodium clavatum (L.) – LYCOPODIACEAE
SINONÍMIA HOMEOPÁTICA
Lycopodium piliferum, Muscus squamosus, Muscus clavatus, Muscus ursinus, Pes leoninus, Pesursinus.
3°Slide
DESCRIÇÃO DA PLANTA
Grande musgo ,suas extremidades existem pequenas cordas cilíndricas,geminadas,compostas por cápsulas remiformes com duas válvulas .
Capsulas:São chamadas de poeira de Lycopodium clavatum,são amarelos,finos,muito leves,inflamam com facilidade,são chamadas pelos artesãos de Sulfur vegetal
Lycopodium clavatum L. é planta rasteira perene, com raízes de várias fibras fortes e espalhadas, que se assemelha à pata de um lobo. O talo rasteja extensivamente, e emite em intervalos brotos solitários, diretos, simples, lisos, com ramificações ascendendo muito copadas, a ponta fértil em um pedúnculo delgado, comportando duas ou três espigas cilíndricas lineares. No eixo das escamas estão esporos muito pequenos, mais ou menos achatados, reniformes, coriáceos, de uma célula, formando um pó pálido-amarelo, o qual é inodoro, insípido, flutuante sobre a água e não molhável, apresentando sob microscopia grânulos reticulados com quatro lados, com projeções curtas nas margens. Por trituração, rompem-se as cápsulas dos esporos convertendo-se em massa untuosa de coloração amarela clara e brilhante.
DESCRIÇÃO DA DROGA
A droga é constituída por pó fino, amarelo pálido, inodoro e insípido, muito móvel que flutua na água, crepitando quanto exposto ao fogo. Microscopicamente observa-se grânulo reticulado tetraédricos com pequenas projeções no ângulo
4°Slide
Origem:Bosques pantanosos Europeus e do leste da China
5°Slide
PREPARAÇÃO DA TINTURA-MÃE
A tintura mãe de Lycopodium clavatum L. é preparada por maceração ou percolação, de forma que o teor alcoólico durante e ao final da extração seja de 90% (V/V), segundo a técnica geral de preparação de tintura-mãe (X.1) Farm. Hom. Bras.
CARACTERÍSTICAS DA TINTURA-MÃE
Liquido amarelo pálido sem odor