Lyceu de goiania
Lyceu de Goiânia
Trabalho de Artes Professora: Serie:3º Turma:E Matutino
Goiânia 2010
Inaugurado em Goiânia no dia 27 de novembro de 1937, sob a direção do professor Iron Rocha Lima, o Lyceu foi, na Cidade de Goiás, antes da transferência, a escola por onde passaram Pedro Ludovico e o seu filho Mauro Borges, além de centenas de outros goianos ilustres das mais diversas áreas, entre políticos, artistas e intelectuais, como Bernardo Élis e José J. Veiga. Havia a promessa do interventor e fundador da nova capital de que o Lyceu ficaria na antiga Vila Boa. No entanto, isso se tornou inviável pelo fato de os estudantes, em sua grande maioria, serem filhos de funcionários estaduais, transferidos para a nascente Goiânia.
No velho e eterno Lyceu, nos anos dourados de sua mocidade, passaram: o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges, Daniel Antônio, Parateca, Jaime Câmara, Dr. Hélio Seixo de Brito, Manoel dos Reis, Índio Artiaga, Francisco de Castro, Hélio Lobo, Luiz Sampaio, Messias Tavares, João Bênio, Aldo Arantes e Luiz Aquino. Enfim, uma infindável plêiade de preciosos homens públicos e intelectuais teve no Lyceu a oficina da lapidação para o alcance do brilho reluzente no coração da pátria brasileira.
Por essas ironias que, vez por outra, o destino teima em nos proporcionar, justamente aquele moço que ali cursara o antigo científico, pouco tempo após ter se mudado para Goiânia, ainda em fase de adaptação à vida urbana, seria, seis décadas depois, o responsável pela concessão do registro de imóvel ao estabelecimento de ensino. O mesmo jovem que surpreendeu os líderes da política goiana ao se eleger o vereador mais votado da história da cidade até aquela data, com apenas nove anos morando na capital, seria o autor dessa façanha. Pasmem os caros leitores: