Luís de Camões e os Lusíadas
E OS LUSÍADAS
Matheus F. Nº 23 1ºA
Introdução
Neste trabalho apresentarei uma pesquisa sobre a vida de Luís Vaz de Camões, falando de suas obras,sua lírica e além de fazer uma pesquisa sobre
Os Lusíadas,falando sobre seu contexto com a História Portuguesa e realizarei uma tabela dos 10 cantos falando os seus presonagens principais e um prévio resumo.
QUESTÃO 8 – PÁGINA 142
A) ONDE NASCEU LUÍS VAZ DE CAMÕES?
Coimbra,Portugal.
B)QUAL ERA SUA PROFISSÃO?
Iniciou sua carreira como poeta Lírico,e também fora por pouco tem soldado.
C)QUAIS OBRAS ESCREVEU?
Luís escrevera muitos sonetos,dentre eles destacam-se:
Sonetos Para amar o amor,Duzentos sonetos entre outros.
Também escrevera Para tão longo amor,tão curta a vida,entre outros livros que foram inspirados em um amor frustrado.
Além do mais conhecido, Os Lusíadas
D) PROCURE INFORMAÇÕES SOBRE SUA LÍRICA.
A poesia lírica de camões é marcada por uma dualidade: “ora revela textos de nítida herança tradicional portuguesa, ora sua poesia se enquadra na medida nova renascentista.” (trecho do site http://www.vestibular1.com.br/resumos_livros/lirica.htm )
Seus sonetos também foram produzidos em medida nova. Suas poesias escritas em medida velha. Elas eram feitas em redondilhas tanto maiores como menores, e a maior parte delas estruturadas a partir de um mote. (MOTE = Sentença ou pensamento expresso em um ou mais versos, que se desenvolve na glosa ou volta,Motejo, dito picante ou satírico. Palavra ou grupo de palavras que os antigos cavaleiros tomavam como divisa nas suas empresas. Frase curta que os autores escrevem no princípio dos seus livros ou de partes deles; epígrafe. Peça vocal religiosa, à margem do ordinário da missa, em uma ou duas vozes, acompanhada ou não por instrumento. OU → Divísa\Lema)
(NOTA → Desculpe a londa