Luz e Cor
Para a formação étnica do povo italiano, contribuíram principalmente cinco grupos, os povos itálicos, os etruscos, os gregos, os celtas e os romanos.
Os primeiros grupos humanos a habitar a Itália remontam ao Paleolítico; posteriormente foram identificados os povos itálicos, dentre os quais destacaram-se os latinos (a Oeste), os sabinos (no vale superior do Tibre), os úmbrios (no nordeste), os samnitas (no Sul), os oscos, entre outros. Com a criação do Império Romano, esses povos acabaram sendo assimilados e incorporados por outras populações, principalmente pelos romanos.
De acordo com a constituição francesa, o povo francês refere-se a pessoas nascidas na França e/ou legalmente residentes com nacionalidade francesa, independentemente da ascendência, sem distinção de origem, raça ou religião.
Historicamente falando, no entanto, a base étnica dos franceses é de celtas ou gauleses, misturada com os germânicos da tribo dos francos que invadiram a Gália Romana (território correspondente à atual França) no fim do Império Romano. Estes últimos moldaram profundamente o território galo-romano, seja sob o aspecto étnico, principalmente em relação aos franceses das regiões centrais e norte do país, que possuem um fenótipo mais germânico ( à exceção dos descendentes de imigrantes), seja sob o aspecto político ao estabelecer um reino unificado, ou mesmo etimológico: etimologicamente, França significa terra dos francos.
Além dos três principais grupos étnicos ( celtas gauleses, latinos e germânicos), também contribuíram para a