LUZ SOLAR
Todos já sabemos que o Sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Além disso, a exposição diária à luz solar favorece o bem-estar e diminui a incidência de depressão e outras doenças do aparelho psíquico, especialmente em idosos.
Vitamina D
O principal benefício do sol para nossa saúde é a produção de vitamina D. A luz solar faz com que nosso corpo produza naturalmente vitamina D3, a partir da interação dos raios UVB com substâncias presentes na pele, que desencadeiam o processo de formação da vitamina nos rins e no fígado.
A vitamina D está diretamente relacionada à formação de massa óssea, ajudando a combater a osteoporose. Alguns estudos apontam também que a deficiência de vitamina D no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon.
Benefícios da luz solar
A exposição da pele à luz do sol ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e auxilia no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, dermatites, e também tem papel importante no combate a doenças psíquicas, como depressão e mal de Alzheimer.
A luminosidade do sol faz com que o cérebro reduza a produção da melatonina, substância que causa relaxamento e sonolência e pode levar a quadros de depressão quando produzida em excesso. Em contrapartida, aumenta a produção de serotonina, substância relacionada ao bom humor, aumentando a sensação de bem estar e a eficiência do sono durante a noite.
Cuidados com a exposição
Apesar dos benefícios, é fato que a exposição em excesso à luz solar pode causar problemas sérios na pele como queimaduras, rugas, manchas e câncer de pele, além de causar outros problemas como insolação e desidratação. A exposição saudável ao sol deve ser feita por curtos períodos de tempo de 15 a 30 minutos. Deve ser feita sem protetor solar para que a pele absorva a radiação UVB, porém, em horários onde a incidência é menor, antes das 10h da