Luz-Onda e Particulas
TRABALHO
DE
FíSICA
MACAPÁ, AP-2014
ESCOLA ESTADUAL AUGUSTO DOS ANJOS
ALUNO: Adriano
ALUNO: Mateus Cristiano
ALUNO: Thalia Amaral
TURMA: 226 TURNO: 2º
TEMA: LUZ: PARTICULA OU ONDA
MACAPÁ, AP-2014
I-INTRODUÇÃO
A luz é um dos fenômenos físicos que instigou vários cientistas. Na Grécia Antiga, já eram conhecidos e estudados alguns fenômenos ópticos, tais como: reflexão, refração, decomposição da luz em prismas e havia também alguns que defendiam a natureza da luz conforme alguns preceitos básicos que defendiam.
O filósofo grego Aristóteles foi a primeira pessoa a estudar o comportamento da luz adotando a natureza ondulatória. Para ele, a luz era uma espécie de fluido que chegava aos nossos olhos vindos dos objetos visíveis através de ondas.
Empédocles acreditava que os corpos luminosos emitiam algo que encontrava os raios emanados dos olhos.
Euclides dizia que a luz era proveniente do olho, demonstrou, baseado na idéia de raio luminoso e da propagação retilínea, as leis da reflexão.
Ptolomeu tinha as mesmas concepções sobre a luz que Euclides, pensava que a cor era uma propriedade inerente aos corpos e fez estudos sobre campo visual e refração da luz demonstrando que uma moeda oculta no fundo de um copo poderia ser vista caso este fosse preenchido com água.
René Descartes dizia que a luz era uma emissão de caráter corpuscular ligada a uma emissão vibratória. Para ele a luz não possuía caráter material, mas sim o meio através do qual a luz se propagava - o éter, e entre outro que estudaram a luz.
No decorrer das descobertas científicas, vários outros cientistas tentaram entender e descrever o comportamento e natureza da luz. O exemplo de Newton, apresentando um modelo corpuscular. Nos dias atuais, defende-se muito a ideia da dualidade onda-partícula dos fenômenos luminosos. Dependendo do tipo de experimento a