Luz das luzes
A LENDA DE HIRAM - O SEU SIGNIFICADO FILOSÓFICO
Dom, 03 de Abril de 2011 16:29 | Escrito por Armando Filippi Cravo |
A LENDA DE HIRAM
SEU SIGNIFICADO FILOSÓFICO
Como é do conhecimento de todos os Maçons preocupados em conhecer a Ordem, procuramos entender a Maçonaria Especulativa como um sistema escudado na moral e composto de símbolos, lendas e alegorias. E que no estudo de suas lendas o Maçom deve buscar além do sentido moral dos fatos verem também o seu lado místico. O entendimento dos símbolos apresentados é muito mais importante do que os fatos históricos da narrativa.
A nossa instituição precisa ser urgentemente restaurada no que diz respeito ao estudo místico dos símbolos, lendas e alegorias, voltando as suas verdadeiras origens, pois seus rituais atuais estão muito longe de representar em sua síntese filosófica a antiga e tradicional Maçonaria Operativa.
Por esta razão ela necessita receber algumas informações que com o passar dos tempos acabaram por serem esquecidas ou propositalmente retiradas de seus rituais se afastando das suas origens primárias.
A Maçonaria Operativa trazia a verdadeira mensagem do Mistério do Fogo Sagrado, da Arte-Real e do Amor Mágico, de uma forma simbólica e alegórica, de modo muito mais fiel e sem deturpação da mensagem original.
A Lenda de Hiram é um dos exemplos de um relato ao mesmo tempo simbólico e alegórico que contém verdades e fatos da natureza humana, que requerem uma chave exata para sua interpretação e compreensão, mesmo assim ela se manteve através dos tempos como uma mensagem fiel dos segredos milenares.
A Lenda de Hiram comporta a interpretação de um sentido cósmico, filosófico e individual sendo uma tradição