Luz da vida
ECOLOGIA GERAL
Aula 07
Aula de hoje: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES (DINÂMICA POPULACIONAL E DISPERSÃO)
Antes de iniciarmos os estudos sobre populações e seus componentes precisamos conhecer e conceituar as estruturas e formas de agrupamento dos organismos existentes. Nossa seqüência de raciocínio será em função da estrutura de agrupamento mais abrangente para a mais específica.
Conceito de Bioma (visto no capítulo anterior) Entende-se por Bioma como sendo um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade entre suas comunidades biológicas, ou seja, populações de organismo da fauna e da flora interagindo entre si e também com o ambiente físico.
Conceito de Ecossistema ou Comunidade Biótica (visto no capítulo anterior) Conjunto formado por uma comunidade biótica e fatores abióticos que interatuam, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia, incluindo comunidades bióticas e meios abióticos influenciando-se mutuamente, de modo a atingir um equilíbrio.
Fonte: Google
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, HUMANAS E SOCIAIS (ICNHS) Prof. Evaldo Martins Pires Doutor em Entomologia
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES A ecologia de populações estuda a dinâmica de uma espécie ou algumas, interagindo entre si.
Conceito de População O conceito de População está relacionado ao conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local e tempo.
Fonte: Google
Para raciocinar: Quem forma a população humana de Mato Grosso?
Quem forma a população de cães de Sinop, MT?
Os cães e gatos de Sinop formam uma população?
Conceito de Habitat É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o