Luteranismo
Photograph
Martinho Lutero em uma pintura do século XIX. A Igreja Luterana nasceu de seus ensinamentos.
Ann Ronan Picture Library/Heritage-Images
Multimídia
Projetos na Área de Pesquisa
->Abrir Área de Pesquisa
O luteranismo é um ramo do cristianismo protestante. Baseia-se nas ideias de um homem chamado Martinho Lutero, que viveu na Alemanha no século XVI. Esse foi um dos primeiros grupos a se separar da Igreja Católica, durante um movimento chamado Reforma.
Crenças
Photograph
Representação de várias cenas sobre a origem da Reforma: Martinho Lutero …
Library of Congress, Washington, D.C. (digital file no. 00297u)
Os ensinamentos da Igreja Luterana estão reunidos no Livro de concórdia, o qual contém preces e documentos que explicam a fé, incluindo o documento chamado Confissão de Augsburgo, que traz as crenças básicas do luteranismo. Como todos os protestantes, os luteranos acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus escrita. Para eles, ela contém a única fonte de verdade sobre como as pessoas devem levar sua vida. Os luteranos também acreditam que as pessoas serão salvas pela sua fé em Deus, e não pelas coisas que fizeram.
Práticas
Os luteranos vão à igreja uma vez por semana, aos domingos. Lá eles oram, leem a Bíblia e dividem a Santa Comunhão, um dos dois sacramentos, ou rituais, de sua crença. O outro ritual é o batismo.
História
Photograph
Igreja luterana em Pomerode, Santa Catarina, Brasil.
Andre Seale/Alamy
No início do século XVI, um padre da Igreja Católica chamado Martinho Lutero começou a questionar algumas práticas da Igreja. Fez uma lista com 95 tópicos que queria discutir e apresentou esse trabalho às autoridades religiosas de Wittenberg, na Alemanha. Lutero não queria começar uma nova religião, queria apenas reformar, ou mudar, a que já existia, mas os líderes da Igreja não ficaram satisfeitos com o questionamento de Lutero. Ele e os que partilhavam de suas ideias foram expulsos da Igreja Católica.