Lutas
Os Esportes, artes-marciais e lutas são de pouco conhecimento nas escolas, pois os professores não diferenciam ou não sabem o significado de cada um. Para ter conhecimento sobre cada um desses esportes, não precisa ser especialista em cada, basta organizar para tematizar seus significados.
Cada luta possui suas origens, muitas milenares e outras mais recentes, exemplo disso é o judô que se cruzou com o jiu-jitsu, e se tornou uma das lutas mais populares por sua conduta ética e pelo auxilio de habilidades psicomotoras. As manifestações culturais vêm de sua vivência individual, nada melhor que as lutas para melhor conhecimento do seu corpo e assim desenvolverem habilidades mais complexas. Segundo Ferreira já que as lutas fazem sucesso em toda faixa etária, elas ajudam na liberação da agressividade, além de trabalhar a psicomotricidade e exploram o resgate histórico que as relacionam com a ética e os valores. As lutas deve se incluir no contexto histórico do homem, já que lutamos desde a pré-história por sobrevivência.
Desta maneira temos como objetivo estudar e entender preconceitos, restrições das lutas, as inserir no contexto escolar, apresentar benefícios físicos, disciplinares conceituais e