lutas - síntese da unidade I
Augusto
Disciplina: Lutas Data:08/04/2013
Síntese da Unidade 1
Existem vários sinônimos para uma expressão muito usada dentro da educação física: Cultura Corporal.
A Cultura Corporal, como parte de uma cultura humana, pode ser entendida como segmento de uma realidade local que só terá sentido e significado de acordo com a cultura na qual é praticada.
Uma das preocupações que devemos ter com o aluno, é mostrar a história de cada esporte, é fazer com que ele compreenda a dinâmica das relações sociais das quais estes fazem parte, conceituando todas as atividades do movimento humano que sejam ou não esportivas. Quando usamos a expressão Cultura de Movimento deixamos de lado tudo que está relacionado ao movimento humano. Para exemplificar podemos citar nas artes marciais, no momento em que o aluno tem que se manter estático para o domínio do corpo, da concentração e percepção corporal. Esta ação o leva a ver o não movimento como o principal objetivo da atividade.
Compreendemos que a Educação Física possui diversos conhecimentos históricos e culturais que independente de sua denominação devem ser apresentados como de vital importância para a sua existência. O objetivo de lutas na escola com base na Cultura Corporal é desenvolver uma visão crítica que responda às questões no sentido da transformação social.
Toda a ação educativa é, também, uma ação social, pois é uma reconstituição da própria cultura. Portanto, ensinar lutas na Educação Física Escolar significa não somente ensinar uma arte marcial, mas, sim conhecimentos valiosos da Cultura Corporal para um entendimento crítico e reflexivo sobre as atividades. E como qualquer outra disciplina tem o papel de formar pessoas humanas.e atingir os objetivos da educação como um todo. Haverá situações ocorridas em sala de aula,que cabe ao professor