Lutas Artes Marciais E Esportes De Lutas
As lutas estão presentes no mundo desde os primórdios, elas fazem parte da cultura corporal do movimento humano, dentro de toda ação de defesa, sendo a luta corpo a corpo, autodefesa ou até mesmo a luta pela sobrevivência, associadas às lutas pelos direitos humanos de toda forma e estão presentes dessas maneiras até os dias atuais.
Por outro lado temos os esportes de lutas que é a agregação das lutas ao fenômeno esportivo, o exercício físico, sendo para competição, manutenção do condicionamento corporal, realizados de acordo com as regras conhecidas que determinam os padrões que serão utilizados e adotados para a prática.
Para Lemos (2013) a principal diferença entre lutas e esportes de lutas é que a primeira abrange um conceito mais amplo do que a segunda, como exemplo a batalha entre duas pessoas ou mais sem seguimento de regras, podendo ser de uma luta pelos direitos humanos, igualdade ou a luta individual pelo espaço na sociedade, já a segunda se diz de forma em que tenha regras, definições de espaço e tempo. Podemos assim comprovar também a definição de Correia: [..]“O caráter polissêmico (multiplicidade de sentidos) do termo “luta” pode ser associado às lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais; aos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais” (CORREIA;FRANCHINI,2010).
As primeiras necessidades do surgimento das lutas foram à defesa pessoal e/ou de territórios e posteriormente foram associadas ao esporte/ lúdico (LEMOS, 2013).
Elas surgiram primeiramente como necessidade de defesa pessoal, por lutas de territórios e com o passar dos anos foi associada a manifestações como a mais conhecida “Diretas Já” que aconteceu no Brasil em 1983-1984 em forma de um movimento civil de reivindicação por eleições diretas presidenciais diretas e se concretizou vencida com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante