lusitano
O Puro Sangue Lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École) e exercícios de ares altos, uma vez que põe os membros posteriores debaixo da massa com grande facilidade. Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.
Foram estes cavalos portugueses, os utilizados na produção do filme "O Senhor dos Anéis".
HISTÓRIA
O cavalo lusitano enquadra-se na família do Cavalo Ibérico, do qual fazem parte: O Alter Real, o Andaluz, o Zapatero e outros. Por sua vez, o Cavalo Ibérico descende de Sorraia e do Cavalo Árabe.
No passado, o Cavalo Lusitano foi utilizado pela cavalaria portuguesa e, graças à sua enorme força, tornou-se famoso entre os agricultores enquanto cavalo de sela e de tiro ligeiro. No entanto, é nas arenas portuguesas que, enquanto montada dos cavaleiros (toureio a cavalo), é hoje conhecido.
Tal como os outros Cavalos Ibéricos, o Cavalo Lusitano possui uma acção elevada e um quarto traseiro robusto, aprendendo facilmente os exercícios de Alta Escola muito usados na tourada.
APTIDÕES
Alta Escola, Atrelagem, Ensino, Toureio, Horseball e Hipismo.
História [ editar ]
O Lusitano, como até à pouco tempo era conhecido é o mais antigo cavalo de sela do