Lusiadas
Luís de Camões foi nesta viagem, com Vasco da Gama, para descobrir o caminho marítimo para a índia, e foram presenciados com várias paragens, com vários povos, várias línguas e costumes diferentes. Existiam trocas comerciais e bastantes banquetes para criar amizades entre si, mas no meio também se deparavam por vezes com situações diferentes e mais violentas, que só conseguiam enfrentar graças à vontade que tinham de regressar a casa.
No mar, lutaram contra tempestades enormes, e algumas só conseguiram superar graças à deusa das Ninfas, que sempre amou os portugueses. Muitos foram os que morreram no mar, e também no decorrer do livro, dão a conhecer os motivos e o quão importantes tais homens foram para a viagem que durou anos.
Eu poderia estar aqui a enumerar as aventuras que todos passaram, o quão os portugueses, os nossos antepassados, lutaram para termos hoje a história e a reputação que temos, mas tal não me compete. Sugiro que todos leiam este livro pois é uma memória e uma força para aqueles que têm objectivos definidos.r jgkmfldwkjhajefkrg rgçlktnmlyrmlhfmnjigjskdf fsejfesu bej,dkcksiaoei rfiefjoaçlfs fkdkfheiigçed kdhjrkjfnee gldhekfbsorjuddjrns rjdjtkd rjfme jnddkermd e. djjrlfkdwsoerjjdkjdnfkelf. ehdrkrmzanejdabeke,e erkdbenfk neebfej wnedebfcbrdr njwjecbfr shgjj wncdheg ejfhrj efjejje kslyf sehjrjghakebw jdhaoelf ekfhfuenspt ngirihd ienri eignekgjeisf ooemt oejnr ficnsj jdnbowkkw,ake kanfid fwj -. jekojfnd mf.djeyopsbwejf kjkdnme menxyhaurn .