lupus
Lúpus
Juliana Dias Paixão
Jhenifer Cristina Silva
Leila Rafaela Guilherme
Marcelo Costa Torres
Sirlene Ap. dos Santos Ferreira
Walter Varissaia Jr
Ciencias Biológicas- IV semestre Imunologia e Microbiologia – Prof. Iara Silveira
São Paulo,
2014
Introdução
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune a longo prazo que pode afetar a pele, as articulações, os rins, o cérebro e outros órgãos.Doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. O lúpus é muito mais comum em mulheres do que em homens. Pode ocorrer em qualquer idade, mas aparece mais frequentemente em pessoas entre 10 e 50 anos. Os afro-americanos e os asiáticos são afetados com mais frequência do que pessoas de outras raças.
Lúpus, uma doença autoimune.
As doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas que têm como característica o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o organismo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las. Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.
O lúpus é considerado uma doença autoimune. As causas exatas do Lúpus não são conhecidas, o que sabemos, é que existe uma anormalidade no sistema imunológico, o que faz com que ele passe a reconhecer e agredir células e tecidos do próprio organismo. O sistema imunológico gera anticorpos contra as histonas e DNA liberados pela quebra normal das células do corpo.
Este fato é considerado uma disfunção, pois o sistema imunológico é feito pra reconhecer e atacar toxinas, bactérias e vírus de agentes externos, não do próprio organismo. E é exatamente este cenário que recebe o nome de autoimunidade, e