lupus
Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres atingindo 90% delas,e menos frequente nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo ou seja os glóbulos brancos onde invés de cobater o corpo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos;essas células sofrem alguma alteração repentina e passam a combater as células saudáveis.
O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins ,cérebro e até ossos. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico O que causa?
A medicina ainda procura essa resposta,sabe-se até agora que a;pré disposição genética;alterações hormonais,algumas infecções graves e até mesmo a exposição exagerada a luz do sol podem provocar um desequilíbrio nas células de defesa do organismo A atividade da doença segundo a Dr. Emília Sato
Reumatologista da UNIFESP muitas vezes ocorre depois do paciente se expor a radiação ultra violeta,então paciente com Lúpus é indicado que não se exponha ao sol.
Sintomas
Os sintomas de lúpus podem variar de pessoa para pessoa e podem aparecer e desaparecer. Quase todas as pessoas com lúpus apresentam dor e edema nas articulações. Algumas desenvolvem artrite. As articulações frequentemente afetadas são as dedos, mãos, punhos e joelhos.
Alguns dos principais sintomas da doença são feridas na boca, fadiga e febre sem causa aparente Outros sintomas comuns incluem: Dor no peito ao inspirar profundamente
Fadiga
Febre sem outra causa
Desconforto geral, ansiedade, mal-estar
Perda de cabelo
Feridas na boca
Sensibilidade a luz do sol
Rash cutâneo: vermelhidão na face em forma de "borboleta"
sobre as bochechas e a ponte do nariz afetam cerca de metade
das