Luminotécnico
Luminotécnica é o estudo da aplicação da iluminação artificial em ambientes internos e externos.
É uma arte que concilia conhecimento técnico, gosto pessoal e aspectos emocionais. O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!
Iluminação de destaque. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Um bom resultado depende de vários fatores: tipo do ambiente, tempo de permanência naquele espaço, linguagem arquitetônica, composição de luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final.
A luz em si é invisível, o que vemos é o objeto iluminado e é exatamente por isso que a luz está diretamente relacionada à cor e à textura que este objeto possui. Como cada pessoa tem uma sensibilidade diferente da outra (para cores e quantidade de luz), a sensação psicológica transmitida será diferente para cada indivíduo. (Saiba: Como trazer conforto através da iluminação)
* Quer ver fotos de ambientes iluminados? Visite: Decoração > Iluminação
O que é "Luz"
A luz é uma onda eletromagnética, que além dos efeitos visuais (produção de claridade e cores), emite radiações ultravioletas (UV). Tais radiações são responsáveis pelo desbotamento de tecidos (cortinas, roupas, sofás), de madeiras (móveis, pisos) e de outros objetos expostos à luz. Outra radiação emitida é a infravermelha (IV ou IR), que é responsável pela produção de calor. Assim como a luz solar emite tais radiações, as lâmpadas (em menor ou maior grau, conforme o modelo) emitem radiações UV e IV.
Veja abaixo um gráfico que mostra como percebemos a radiação solar que chega à Terra:
Ultravioleta (UV) - 3% da radiação total (além dos efeitos citados acima relacionados a Decoração, também é responsável pelo câncer de pele e envelhecimento precoce);
Infravermelho (IV ou IR) - 55% da radiação total (responsável pelo calor solar);
Luz Visível - 42% da radiação total (afeta o sentido da visão,