luminotecnica
Programa de Recuperação de Espaços Didáticos • Pró-Reitoria de Graduação
MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS
2
1. INTRODUÇÃO
Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento de um Estudo Preliminar para apreciação e aprovação das Unidades e Departamentos, o que permitiu inclusive a deliberação de algumas Unidades de aporte de recursos próprios. A partir da aprovação desses estudos, são desenvolvidos Projetos Executivos de
Arquitetura para cada uma das futuras obras.
Esses estudos são desenvolvidos a partir de aferições das reais condições das salas de aula por meio da realização de aferições acústicas, luminícas e térmicas, visando a avaliação das alterações necessárias a uma efetiva melhoria do espaço físico destinado ao desenvolvimento de atividades didáticas.
As aferições luminotécnicas realizam-se de acordo com a
NBRs
5413, 5382 e 5461, por meio de aparelho
adequado (luxímetro).
2. MEDIÇÃO LUMINOTÉCNICA
As aferições luminotécnicas realizam-se de acordo com as NBRs 5382 (Verificação da iluminância de interiores – método de ensaio) e 5413, entendido que a condição mínima de iluminância exigida é variável em função da atividade realizada.
2.1 - Definições
• Luz: Luz é uma radiação eletromagnética capaz de produzir sensação visual.
• Fluxo luminoso: [Φ] É a quantidade total de luz emitida por uma fonte, medida em lúmens (lm).
• Intensidade luminosa: [I] Expressa em candelas (cd), é a intensidade do fluxo luminoso projetado em uma determinada direção.
• Iluminância: [E] Expressa em lux (lx), é o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte. Ela é o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para zero.
• Fator ou Índice de Refletância: É a relação entre o fluxo luminoso refletido e o incidente. Varia sempre em função das cores ou acabamentos das